sexta-feira, 1 de abril de 2011

As competências do tutor virtual

[...] A mediação pedagógica é uma função primordial em cursos on-line e, para Gutierrez (1994), pode ser conceituada como "o tratamento de conteúdos e de formas de expressão dos diferentes temas, a fim de tornar possível o ato educativo dentro do horizonte de uma educação concebida como participação, criatividade, expressividade e racionalidade".

Segundo Prado e Martins (2002), para fazer a mediação:
o professor necessita ter clareza da sua intencionalidade (o quê, como e porque) e ao mesmo tempo conhecer o processo de aprendizagem do aluno. Este conhecimento do aluno, no entanto, não deve restringir-se aos aspectos cognitivos, é preciso considerar a existência da inter-relação dos aspectos afetivos e contextuais (sociais e culturais) no processo de aprendizagem.

As funções de facilitador e mediador da aprendizagem, motivador, orientador e avaliador competem ao tutor, ao qual é possibilitado um vasto campo de atuação. Este deve desenvolver estratégias e dinâmicas para evidenciar sua função diante da turma (WEIDUSCHAT, 2002). [...]

De acordo com Litwin (2001), as intervenções do tutor na educação a distância, distinguem-se em função de três dimensões de análise, conforme está na seqüência:
Tempo – o tutor deverá ter a habilidade de aproveitar bem seu tempo, sempre escasso. O tutor não sabe se o aluno assistirá à próxima tutoria ou se voltará a entrar em contato para consultá-lo; por esse motivo aumentam o compromisso e o risco da sua tarefa.
Oportunidade – o tutor tem de oferecer a resposta específica quando tem a oportunidade de fazer isso, porque não sabe se voltará a ter.
Risco – aparece como conseqüência de privilegiar a dimensão tempo e de não aproveitar as oportunidades. O risco consiste em permitir que os alunos sigam com uma compreensão parcial, que pode se converter em uma construção errônea sem que o tutor tenha a oportunidade de adverti-lo. Assim, “o tutor deve aproveitar a oportunidade para o aprofundamento do tema e promover processos de reconstrução, começando por assinalar uma contradição”.
Nos ambientes virtuais, os contextos educacionais assumem um valor especial que requerem do tutor uma análise fluida, rica e flexível de cada situação, vista sob o ângulo do tempo, oportunidade e risco, que imprimem as condições institucionais da EaD. [...]

Extraído de:
CABRAL, Tiscilla Lima. A importância do tutor na mediação pedagógica virtual: a visão do aluno. Brasília-DF, Universidade de Brasília / Faculdade de Educação (Trabalho Final de Curso), 2007.

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